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Como Está O TikTok Com A Aproximação Da Corrida Eleitoral De 2022?

Como está o TikTok com a aproximação da corrida eleitoral de 2022?

Com a aproximação da corrida eleitoral do ano de 2022, os analistas políticos começam com os preparativos para observar o campo político. Em especial, as campanhas para o poder executivo federal são as mais esperadas, principalmente depois que observamos a importância das redes sociais digitais dentro do campo político de disputa (SOMENZARI, 2019; BATISTA, JÚNIOR, 2018). 

Além das redes sociais digitais mais conhecidas, Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, temos uma nova mídia digital que a alguns anos vêm tomando força e que devemos acender um alerta para seu possível uso dentro das campanhas políticas digitais.  

Essa rede é o TikTok, que vem ganhando força e notoriedade nos últimos anos, acelerado pela pandemia. Sendo uma ferramenta de grande potencialidade pois tem uma grande “capacidade de propagação” (VIJAY, GEKKER, 2021). Além de ser uma ferramenta de consumo rápido e descontraído, o que rompe com os meios tradicionais de fazer campanha diversificando o conteúdo (MUÑOZ, 2021), como também atinge uma parcela de jovens (CASTRO, 2020) que estão se construindo politicamente. 

 Candidatos percebendo esses usos e potencialidades do TikTok começaram a usar a plataforma, ganhando seguidores e espaço dentro da plataforma. Como um pequeno teste para este texto, buscamos verificar os atuais políticos considerados como potenciais candidatos à presidência em 2022, conforme visto na tabela* abaixo: 

Percebemos que dos 12 candidatos listados, apenas 4 aderiram a esta nova rede social, incluindo o presidente da república Jair Bolsonaro, que já é conhecido por seu uso das redes para manter um maior contato com seu público. Ciro Gomes também é um dos candidatos que tem tomado uma força dentro da internet, João Doria e Simone Tebet ainda estão se construindo dentro das redes.  

Para termos algumas noções sobre o perfil do TikTok desses candidatos, levamos alguns números dos perfis**:  

Percebemos que Jair Bolsonaro está à frente em questão de seguidores e curtidas, seguido por Ciro Gomes, Simone Tebet e João Doria. Outros candidatos como o Lula e Felipe D’Avila não têm perfis oficiais, mas se utilizam do perfil do TikTok de seu partido, e não foram contados aqui.  

Para conseguirmos ter uma noção sobre como está sendo a construção dos perfis desses 4 candidatos que se encontram no TikTok, analisaremos os primeiros vídeos dos candidatos e perceberemos em qual ceara eles se encaixam, 

 – Cortes de discurso; 

– Piadas; 

– Combate a fake News; 

– Debate Político; 

– Auto promoção; 

– Campanha Política; 

– Militância. 

 

Ciro Gomes: 

Percebemos que os vídeos do Ciro têm um forte conteúdo político e ele já encaminha suas redes para uma campanha política utilizando a #TáNaHoraDeVocêOlharProCiro, além de ter seu próprio Jingles. Alguns vídeos do Ciro são cortes de falas que ele fez no #CiroGames no canal do Youtube. 

 

Jair Bolsonaro: 

Percebemos de Jair Bolsonaro não foca em uma campanha política explicita, mas a todo momento produz uma autopromoção, focando também em cortes de discurso, bem como, cortes de lugares que frequentou, seja indo até o público ou andando à cavalo.  

 

João Doria: 

João Doria em dois dos seus vídeos fala sobre tirar o título de eleitor, mas também foca em trazer uma autopromoção a partir de sua trajetória de vida. Também vemos um vídeo de Doria dançando com uma música que virou hit no TikTok. 

 

Simone Tebet: 

Simone Tebet já parte para uma formalidade maior dentro de seu perfil do TikTok, onde se utiliza de sua grande maioria cortes de falas que fez e fica bastante em uma campanha política, trazendo propostas e debates. 

 

Podemos perceber com isso, que a corrida eleitoral dentro do TikTok já está ocorrendo, onde cada candidato utiliza sua estratégia, alguns com uma maior formalidade, outros com sua postura mais informal, sendo característico de cada candidato.  

Nos vídeos analisados não foi percebido nenhum combate a fake news, bem como as piadas, onde só é possível ver nos vídeos do Jair Bolsonaro. É muito comum os cortes de discurso, seja em aparições em podcast, vídeos do Youtube ou de alguma aparição que a fala foi gravada. Sendo um ótimo recurso, pois, quando não se quer ver o vídeo da entrevista completa os cortes das partes principais sintetizam as falas mais impactantes. Alguns candidatos como o Ciro têm seu próprio canal no Youtube, onde ele próprio faz uma espécie de podcast falando sobre algumas questões políticas, e se utiliza dos cortes para publicar na rede TikTok. 

Percebemos que os perfis de Ciro Gomes, João Doria e Simone Tebet têm uma construção muito forte de debate político, de autopromoção e de campanha política, sendo pontos principais para ambos, Jair Bolsonaro é o que destoa, colocando como ponto principal a autopromoção, campanha política explicita não é possível perceber.  

A militância é a que aparece apenas em dois candidatos, um é a Simone Tebet que é mais forte, trazendo questões sobre direitos das mulheres, questão ambiental e inclusão digital, ela é a candidata que propõe vídeos com maior formalidade.  

Com isso, o que importa é que o TikTok está se fazendo presente dentro das campanhas e mesmo sendo uma rede nova, já é um importante canal para chegar em um público que tem por característica gostar da proposta que o TikTok propõe. 

 

*Dados retirado: https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2022/04/eleicoes-2022-quem-sao-os-pre-candidatos-a-presidente-da-republica-cl1gg3srk001i017ct1i57a7i.html 

**Dados retirados do perfil do TikTok dos candidatos no dia 26/abril/2022 

 

Referências:

BATISTA, Letticia Antonia; JÚNIOR, Fernando Frederico Almeida. Propaganda política eleitoral na internet. Revista JurisFIB, v. 9, n. 9, 2018. 

CASTRO, Samara. COMO O TIKTOK PODE CONTRIBUIR PARA A COMUNICAÇÃO POLÍTICA? In: MORAES, Maíra Martins (org.). Quem é o eleitor conectado? análise segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas. Brasília: Presença  Política Publicações, 2020. p. 172-180. 

MUÑOZ, Vladimir Obando. El efecto Tiktok: Plataformas digitales y reconfiguración del escenario político electoral en Ecuador. Sociología y Política HOY, Equador, n. 5, p. 175-184, 2021. 

SOMENZARI, Luciano. A superficialidade e o infoentretenimento na cobertura das eleições 2018. In: Liberdade de expressão e campanhas eleitorais – Brasil 2018. 21. ed. São Paulo, 2019. Cap. 6. p. 167-190. 

VIJAY, Darsana; GEKKER, Alex. Playing Politics: How Sabarimala Played Out on TikTok. American Behavioral Scientist, v. 65, n. 5, p. 712-734, 2021

Aline Bora Sieczko

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranaguá. Tem interesse em pesquisa em internet & política, redes sociais (TikTok), comunicação política, campanhas eleitorais, participação política.

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