Integrantes do COMPADD publicam artigo na Intexto sobre os 100 dias de governo
Como a mídia retrata os primeiros 100 dias de um governo? Para responder a esta questão, os pesquisadores Erivelto Diego Amarante e Rafael Cardoso Sampaio, integrantes do COMPADD, analisaram uma série de entrevistas do portal G1 com prefeitos em início de mandato. O trabalho foi publicado no formato de artigo científico intitulado “A imagem pública nos 100 primeiros dias de governo: uma análise de entrevistas do portal G1 com prefeitos em início de mandato” na edição 52 da revista Intexto.
Ao todo, foram analisadas 28 entrevistas com prefeitos de capitais e regiões metropolitanas publicadas no portal G1 em 10 de abril de 2017. O agendamento ocorreu em decorrência dos 100 primeiros dias de gestão, efeméride considerada como uma data simbólica do início de um mandato. Para a análise, os autores fizeram uso do referencial teórico-metodológico do estudo do enquadramento noticioso.
O principal objetivo do artigo foi identificar quais saliências predominam entre os campos da mídia e da política durante as entrevistas em torno dos 100 dias. No caso do jornalismo, de que forma o marco temporal é explorado para enquadrar a entrevista e quais saliências são percebidas nas perguntas. No caso dos atores políticos, qual a imagem que os governantes buscaram imprimir no início do mandato por meio do discurso político encontrado nas respostas.
Os resultados apontaram que, enquanto o jornalismo usou o período para cobrar o andamento das propostas de campanha, os políticos aproveitaram a efeméride para imprimir uma imagem de trabalho, realização e otimismo.
Uma das categorias analisou os verbos mais conjugados pelas autoridades nas respostas. Neste caso, foi constatado que prevaleceu o uso de expressões afirmativas no tempo presente, como “estamos”, “trabalhando”, “fazendo” e “conseguindo”. Portanto, os prefeitos buscaram imprimir no novo ciclo de governo uma imagem de proatividade e que estavam atentos às expectativas da população.
No campo da mídia, os autores concluíram que as perguntas tinham como temática a cobrança de resultados, desafiando a imagem desejada pelos prefeitos. Uma das questões mais recorrentes era a origem e a disponibilidade dos recursos para o cumprimento das propostas de campanha. Por sua vez, os prefeitos fizeram uso da exposição midiática para promover a própria imagem, criando um clima favorável para o início do governo.
Sobre a revista
A Intexto é uma revista científica, em formato eletrônico, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O período adota a modalidade de publicação contínua. O artigo “A imagem pública nos 100 primeiros dias de governo: uma análise de entrevistas do portal G1 com prefeitos em início de mandato” foi publicada na edição 52 e está disponível com acesso livre em https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.96617.